Dicas culinárias

dicas de receitas
foto Creative Commons

Dicas culinárias são sempre bem vindas. Sabe aqueles macetes de cozinha que só a avó da gente sabe? Segredos culinários que estão por trás das receitas, deixando-as mais fáceis e com resultado garantido! Pois é, aprendi vários com minha avó, minha mãe, cozinhando e assistindo programas de culinária. Claro que estamos sempre evoluindo nesse aspecto. Por isso, compartilho aqui alguns pequenos truques que facilitam na hora de encarar o fogão.

Frituras

fritura - Creative Commons

Temperatura do óleo

Se você (como eu) não tem termômetro para medir a temperatura do óleo, e acaba estragando a coxinha porque ele estava frio, experimente colocar antes um fósforo. Quando ele acender, o óleo estará na temperatura certa para fritar qualquer coisa.

Batata

A melhor para fritura é a de casca roxa. Depois de cortar na forma de sua preferência, deixe-a de molho em água fria por 5 minutos. Repita esse procedimento mais duas vezes. Ao final, seque bem as batatas com um pano limpo, ou em papel toalha.

Bife à milanesa

Ao invés de usar ovo, passe os bifes primeiro na farinha branca, depois no leite, e depois na farinha de rosca. Assim a milanesa não esfarela e o bife não fica com aquelas pontas levantadas.

Fazendo bolo

desenho de bolo
desenho Creative Commons

Antes 

Coloque a massa na forma e bata ela na pia antes de ir ao forno. Elimina as bolhas de ar, deixando ele mais fofinho.

Durante

Se seu forno é muito poderoso, ao colocar o bolo para assar, deixe um garfo ou colher na porta, para que não feche completamente. Assim, ao retirar o bolo, ele não abaixa. Só tome cuidado se houver crianças em casa, para que elas não mexam no talher. 

Depois 

Se você for umedecer o bolo com uma calda, espere ele esfriar um pouco. O líquido penetra melhor. E nunca coloque nada quente para umedecê-lo, porque isso tira a maciez do bolo.

Frutas secas que não afundam

Quando fizer um bolo com passas ou outras frutas secas, passe-as antes na farinha de trigo. Evitará que elas fiquem no fundo da fôrma.

Farinha de trigo X amido de milho

Em uma receita de bolo, você pode substituir uma parte da farinha por amido de milho (a famosa Maizena®). Ficará mais fofinho.

Doces e cremes

creme de leite
não é propaganda, só uso esse pois acho o melhor…

Creme de leite sem soro

Creme de leite, com raras exceções, deve ser usado sempre gelado. Fica mais firme, e você consegue tirar o soro (aquele líquido que fica no fundo da lata quando está gelado). 

Fazendo doce de leite

Resolveu cozinhar o leite condensado para comer um delicioso doce de leite? Se a sua panela de pressão não é teflon, coloque junto meio limão. Além de ficar um cheiro gostoso na cozinha, a panela não fica preta. Aliás, vai brilhar que só ela.

Cozinhando ovos

A dica do limão, acima, também vale para cozinhar os ovos. E não deixe que esfriem muito para descascar. Tente fazer isso com eles quentes, pois dá um trabalho enorme quando ficam muito frios.

Creme doce

Em qualquer creme doce que você fizer, acrescente algumas gotas de baunilha. O perfume é divino.

Polenta perfeita

Quando você fizer polenta, ou qualquer receita que necessite acrescentar alguma farinha em água ou leite já quente, dissolva primeiro o respectivo pó em um pouco de água ou leite, e só então junte ao líquido quente. Isso evitará que empelote.

Arroz e feijão

Receita básica de arroz, sem erro: 1 medida de arroz e 2 medidas de água.

Feijão: deixe sempre de molho por algumas horas antes de cozinhar. E após o cozimento, tire-o da panela de pressão, caso contrário ele vai escurecer.

Macarrão

Sempre coloque o macarrão para cozinhar em água fervendo, acrescida de um fio de óleo, e uma pitada de sal. Assim ele não grudará, e se sobrar, você ainda pode usá-lo no dia seguinte com outro molho.

Dicas para você!

Cozinhar é uma delícia. E se pudermos descomplicar o dia a dia, melhor ainda. Sempre que for preparar algo para comer, faça isso com amor. Sei que é difícil após um dia estressante, mas aproveite esses momentos justamente para relaxar. Essas dicas podem facilitar sua vida, fazendo com que sobre mais tempo para outras coisas (falo mais sobre organizar seu dia aqui). Conhece algum segredo culinário? Compartilhe com a gente!

Atos 2.46 – Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam pão em suas casas, e juntos participavam das refeições com alegria e sinceridade de coração.

 

Este post teve a preciosa colaboração da minha mãe e da minha sogra, que compartilharam comigo suas dicas e experiência. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *