Dicas culinárias

Dicas culinárias são sempre bem vindas. Sabe aqueles macetes de cozinha que só a avó da gente sabe? Segredos culinários que estão por trás das receitas, deixando-as mais fáceis e com resultado garantido! Pois é, aprendi vários com minha avó, minha mãe, cozinhando, e também assistindo programas de culinária.

Quer na cozinha, quer na vida, estamos sempre evoluindo. Por isso, compartilho aqui alguns pequenos truques que facilitam na hora de encarar o fogão.

Dicas culinárias para frituras

fritura - Creative Commons

Temperatura do óleo

Se você (como eu) não tem termômetro para medir a temperatura do óleo, e acaba estragando a coxinha porque ele estava frio, experimente colocar antes um fósforo. Quando ele acender, o óleo estará na temperatura certa para fritar qualquer coisa.

Batata

A melhor para fritura é a de casca roxa. No entanto, se você usar essa dica, as outras também ficarão boas.

Depois de cortar na forma de sua preferência, deixe-a de molho em água fria por 5 minutos. Repita esse procedimento mais duas vezes. Ao final, seque bem as batatas com um pano limpo, ou em papel toalha.

Bife à milanesa

Ao invés de usar ovo, passe os bifes primeiro na farinha branca, depois no leite, e depois na farinha de rosca. Como resultado, a milanesa não esfarela e o bife não fica com aquelas pontas levantadas.

Dicas culinárias para não dar bolo

fazer-bolo
foto Buenosia Carol – site Pexels

Antes 

Coloque a massa na forma e bata ela na pia antes de ir ao forno. Elimina as bolhas de ar, deixando ele mais fofinho.

Durante

Se seu forno é muito poderoso, ao colocar o bolo para assar, deixe um garfo ou colher na porta, para que não feche completamente. Dessa forma, ao retirar o bolo, ele não abaixa. Só tome cuidado se houver crianças em casa, para que elas não mexam no talher.

Depois 

Se você for umedecer o bolo com uma calda, espere ele esfriar um pouco. O líquido penetra melhor. E nunca coloque nada quente para umedecê-lo, porque isso tira a maciez do bolo.

Frutas secas que não afundam

Quando fizer um bolo com passas ou outras frutas secas, passe-as antes na farinha de trigo. Desse modo, elas ficarão espalhadas no bolo, e não no fundo da fôrma.

Farinha de trigo X amido de milho

Em uma receita de bolo, você pode substituir uma parte da farinha por amido de milho (a famosa Maizena®). Como resultado, seu bolo ficará mais fofinho.

Dicas para seus doces e cremes

creme de leite
não é propaganda, uso esse pois acho o melhor…

Creme de leite sem soro

Creme de leite, com raras exceções, deve ser usado sempre gelado. O resultado é um creme mais firme e fácil de trabalhar, e você ainda consegue tirar o soro (aquele líquido que fica no fundo da lata quando está gelado) rapidinho.

Fazendo doce de leite

Resolveu cozinhar o leite condensado para comer um delicioso doce de leite? Se a sua panela de pressão não é teflon, coloque junto meio limão. Além de ficar um cheiro gostoso na cozinha, a panela não fica preta. Aliás, vai brilhar que só ela.

Cozinhando ovos

A dica do limão, acima, também vale para cozinhar os ovos. E não deixe que esfriem muito para descascar. Tente fazer isso com eles quentes, pois dá um trabalho enorme quando ficam muito frios.

Creme doce

Em qualquer creme doce que você fizer, sempre acrescente algumas gotas de baunilha. O perfume é divino.

Polenta perfeita

Quando você fizer polenta, ou qualquer receita que necessite acrescentar alguma farinha em água ou leite já quente, dissolva primeiro o respectivo pó em um pouco de água ou leite, e só então junte ao líquido quente. Isso evitará que empelote.

Arroz e feijão

Receita básica de arroz, sem erro: 1 medida de arroz e 2 medidas de água.

Feijão: deixe sempre de molho por algumas horas antes de cozinhar. E após o cozimento, tire-o da panela de pressão assim que possível, para que ele não fique escuro.

Macarrão

Sempre coloque o macarrão para cozinhar em água fervendo, acrescida de um fio de óleo, e uma pitada de sal. Dessa maneira ele não grudará, e se sobrar, você ainda pode usá-lo no dia seguinte com outro molho.

Dicas para você!

Enfim, cozinhar é uma delícia. Muito embora nossa vida seja corrida, é sempre um prazer misturar ingredientes e dali sair algo gostoso.

Sempre que for preparar algo para comer, em primeiro lugar, coloque amor. É difícil após um dia estressante mas, ainda assim, aproveite esses momentos justamente para relaxar. Além disso, essas dicas podem facilitar sua vida, fazendo com que sobre mais tempo para outras coisas (falo mais sobre organizar seu dia aqui).

Conhece alguma dica culinária? Compartilhe com a gente! Com toda a certeza, vai deixar nossa comida ainda melhor!

Atos 2.46 – Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam pão em suas casas, e juntos participavam das refeições com alegria e sinceridade de coração.

Este post teve a preciosa colaboração da minha mãe e da minha sogra, que compartilharam comigo suas dicas e experiência. 

sandracris

Personal Organizer, administradora do lar, esposa. Amo tudo que se refere a casa, e neste blog compartilho dicas para facilitar seu dia a dia no lugar mais importante do mundo: seu lar!

Website: http://www.blogdasandrinharefinada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *