Moda, e a tendência primavera-verão 2017

manequim
foto Creative Commons

Olá meninas! É a primeira vez que falo de moda no blog, com mais profundidade, rs. Maison, streetstyle, fashion week… Não entende nada desse assunto? Calma, não é difícil. Eu também não entendia. Mas aprendi pesquisando e tendo ‘aulas’, rs. E depois que se compreende algumas coisas, aquelas roupas malucas de desfile, tipo “eu não usaria isso nunca na rua” passam a ser até interessantes. Vamos lá?

desenho Creative Commons

Maison

O termo Maison é, na verdade, uma palavra de origem francesa. Significa “casa” ou “mansão”, e começou a ser utilizado no meio de moda ainda no século 19, quando um famoso costureiro francês chamado Charles Frederick Worth, usou o termo para nomear a sua primeira casa de costura. A palavra é associada ao termo “alta costura” porque Worth atendia somente clientes da alta sociedade. Daí veio: maisons = alta-costura: roupas feitas à mão, com materiais de primeira qualidade

Streetstyle

Literalmente ‘estilo da rua’. É a moda que as pessoas usam no dia a dia.

Fashion week

Semana da moda. Acontece duas vezes ao ano, e serve para os estilistas apresentarem suas obras, e as tendências para a próxima temporada. Começa em Nova Iorque, passa por Londres, Milão e termina em Paris e funciona assim: as semanas que ocorreram entre janeiro e fevereiro/2017 ditam a moda para o inverno 2017/2018 (o inverno europeu é no final do ano), e as que ocorreram entre junho e setembro/2017 ditam a moda para a primavera/verão 2018 (que será no meio do ano). Veja o site das semanas de moda aqui.

Roupas estranhas

Nos desfiles, destaca-se o ponto forte dessa tendência. Um traje inteiro exótico na passarela, pode resumir-se a uma gola ou bainha na roupa das lojas. Daí o exagero. Se um modelo desfila peças largas demais é porque a coleção será de roupas frescas e soltas.

É caro

As roupas das maisons são realmente caras. Mas é só “traduzir” a imagem e adaptar ao nosso dia a dia, e ao nosso bolso. Se a cor da estação é vermelha, com blazer longo, dá pra usar uma camisa nesse tom, mais compridinha.

E qual a tendência para os nossos próximos meses?

Azul niágara, na tonalidade jeans, que passa sensação de tranquilidade. É uma cor versátil, que combina com diversos estilos.

azul niágara
foto Agência Fotosite

Tons terrosos: marrom, vermelho telha, cobre e bege, tons que combinam com o calor do verão.

roupa marrom
foto Agência Fotosite

Listras. Mais largas, estão presentes em calças, saias e blusinhas.

listras
foto Agência Fotosite

Maxi floral. Coloridas, dão personalidade ao look.

maxi floral
foto Agência Fotosite

Power dressing. Muito usado nos anos 80, o estilo significou a afirmação da mulher no ambiente trabalho. Caracterizado por ombreiras, blazers compridos e acinturados, blusas de gola alta e saias na altura do joelho.

power dressing
foto fashiontrendsandtipsblog
Cindy Crawford
Cindy Crawford no desfile da Chanel (foto Pascal Le Segretain/Getty Images)

Mangas-presunto. Calma, não é comida, rs. Bufante em cima e presa ou bem justinha no cotovelo ou pulso, é cheia de volume (mais uma referência aos anos 80) e imita as formas de um presunto.

mangas
foto Imaxtree

Calça ou macacão pantacourt, com blusa bem justinha ou mais larga.

pantacourt e camiseta
traje largo e confortável – foto Agência Fotosite

Pink Yarrow. É o tom da vez. Brilhante e chamativo.

moda vibrante
cores bem vibrantes – foto Agência Fotosite

Estilo esportivo. Moletons, camisetas básicas, tênis e até chinelos. Use-os em looks casuais, de forma mais arrumadinha (veja meu post sobre looks confortáveis aqui).

look esportivo
foto Agência Fotosite
look despojado
foto Agência Fotosite
Ines de La Fressange
Ines de La Freessange (foto Pascal Le Segretain/Getty Images)

Agora que você conhece os termos mais comuns da moda, que tal olhar o seu guarda-roupa e adaptar o que já está ali às tendências e arrasar?

Provérbios 31:22 – Faz cobertas para sua cama, veste-se de linho fino e púrpura.

 

Sugestão de filme: Coco Antes de Chanel, com Audrey Tautou

 

Palavras-chave:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *