O sábado em que arrumei os armários

 

organizar e limpar
imagem Creative Commons

Meu tempo em casa é curto. Tenho um horário de trabalho extenso, e preciso me desdobrar para fazer as coisas necessárias no fim de semana. E gosto de tudo arrumado. Difícil, né?

Sempre fui aquele tipo de pessoa que ‘tira o dia para arrumar alguma coisa’. Com a rotina doida, começou a bagunçar pois não tinha mais o dia inteiro para fazer nada. Tive que mudar o conceito. Comecei a arrumar por partes. Se tenho tempo para arrumar somente uma gaveta, faço na hora. Quando der, arrumo mais uma. Se posso arrumar só uma parte dos livros, faço. Aos poucos, consegui organizar melhor as coisas (leia meu post sobre organizar seu dia aqui).

Sábado de manhã: tomei café na padaria, fiz mercado e voltei com uma certa folga para preparar o almoço. Abri um dos meus armários e me deparei com essa cena:

 

armários e bagunça
bagunça

Garrafa de água (que não uso) com copos plásticos (que só uso para festa) com colomba da Páscoa. Na prateleira de cima, nem dá pra saber direito o que tem. Nem precisa dizer: não ficou assim sozinho.

armário e bagunça de copos

Olha o tumulto: xícara de café misturada com copos, misturados com xícaras de chá…

Decidi: vou arrumar os armários da cozinha. Já tinha visto algumas peças que ajudam na organização de armários e falei para o meu marido, com aquele ímpeto: vou na Leroy Merlin comprar umas coisinhas. Ele me acompanhou pacientemente.

Andei uma boa parte da loja. Voltei feliz da vida com as aquisições:

prateleira móvel
prateleira móvel
suporte para xícaras
suporte para xícaras
suporte para jogo americano
suporte para jogo americano
pano multiuso
esse é para colocar entre os pratos, evitando riscos

Tirei tudo, limpei bem e arrumei. Ó coisa linda:

armário em ordem
agora sei o que tem aí!

copos e xícaras em ordem

Claro que demorou mais que o previsto. Mas ficou lindo! Todos os pratos juntos: os rasos com os rasos, fundos com os fundos, sobremesa com sobremesa. Todas as xícaras no mesmo lugar, junto com os demais acessórios de café, os porta-copos junto com os copos. Tem o armário onde (depois de limpar) guardei todas as fôrmas de bolo e pudim, mas esqueci de tirar a foto.

Famoso ‘jaque’: já que estou arrumando aqueles, vou arrumar estes também:

livros de receita em ordem
meus livros de receita, panelas para fondue e spaghetteira

Esse aí estava um caos (não tirei foto por vergonha da bagunça, rs). Limpei, arrumei e separei alguns livros para digitalizar e colocar no aplicativo My Cook, que acabei de baixar (serve para catalogar receitas). Farei um post dele depois. As panelas de fondue e a spaghetteira uso menos, coloquei junto pra ficar melhor.

travessas e potes de vidro
minhas travessas de forno e potes para conservas

As assadeiras de vidro ficaram juntas, os potes que uso para guardar alimentos ou levar comida para o escritório ficam juntas também. Fiquei bem cansada, pois as prateleiras de cima só podem ser acessadas por escada. Imagine o sobe e desce.

Não arrumei todos os armários (acredite, ainda faltou vários), pois é aquele conceito do início do post: arrumo o que dá, no tempo que tenho disponível.

Organização facilita a vida. Dá trabalho deixar em ordem, mas depois que você consegue, fica fácil manter. Só o sossego de precisar de algo e saber exatamente onde está… é lindo!

1Coríntios 14:40 – Mas tudo deve ser feito com decência e ordem. 

 

Sugestão de visita: Leroy Merlin, Extra Hipermercados (para comprar o pano)

 

 

 

Sugestão de leitura: SANTA AJUDA – Micaela Góes

 

4 thoughts on “O sábado em que arrumei os armários

  1. Oi, Helena!
    Comece imaginando como você quer o resultado final. Tire tudo, limpe, aproveite para doar o que não se usa (sempre podemos passar algo para alguém que não tem!), e organize de volta. Aquilo que você usa bastante vem na parte mais acessível, pra facilitar a sua vida. Depois, conte pra gente a sua experiência! Bjk!
    Sandra R

    1. Oi, Patricia! Faça uma parte por vez, assim você não precisa dispor de tanto tempo. Aos poucos, fica tudo arrumadinho e facilita sua vida. Bjk!
      Sandra R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *