É fácil ter plantas em casa!

jardim, sacada

foto Creative Commons

Sabe aquelas revistas de decoração de casa (veja uma delas aqui), onde aparecem muitas plantas, jardins de inverno acolhedores, terraços com vasos vistosos, tudo arrumadinho? Você também gosta? Ou nunca pensou em ter uma plantinha pois dá trabalho demais, tem que ficar molhando a bichinha, conversando com ela…

Como comecei

Quando me casei, meu marido não gostava de plantas e disse que não teríamos nenhuma. No primeiro Ano Novo, consegui convencê-lo a comprar um buxinho. Algum tempo depois, ganhei um comigo-ninguém-pode da minha sogra. Aí veio a jabuticabeira, da minha mãe. Depois a avenca e o coqueiro. Só do meu marido, já ganhei cinco orquídeas.

Confesso que dá trabalho pois a jabuticabeira precisa de água diariamente. A avenca, por estar em vaso, precisa ser protegida do sol (essas aí embaixo estão felizes pois são plantadas diretamente na terra), o coqueiro também gosta de água e as orquídeas não curtem o frio.

Villa d'Este, Tivoli, Itália

Villa d’Este, Tivoli – foto arquivo pessoal

Também uso vitamina, uma própria para orquídea, e uma geral para as outras, 1 vez por mês. Toda a semana vou à sacada (onde elas todas moram) e observo para ver se não tem nenhum ser indesejável (pragas, pulgões) morando nelas (são mais suscetíveis a isso pois estão ao ar livre e plantadas em vasos). Estou pesquisando para montar um jardim bem arrumadinho.

Cansou?

E se você adotar uma plantinha que não precisa de tanto cuidado?

Plantas que não dão trabalho

suculenta, flor de pedra

suculenta

A suculenta, (acabei de comprar uma) também chamada rosa de pedra, precisa só de um pouco de iluminação, regas periódicas (não pode encharcar a terra) e ainda se multiplica fácil. Quando cair uma folha, coloque em cima do solo onde ela está plantada, em local iluminado mas sem sol direto. Ao surgirem as raízes é só plantá-la em outro vaso. Dê preferência aos de barro, pois drenam facilmente a água.

cactus, plantas

Mini cactus – foto Creative Commons

Os cactus podem até ser plantados com a suculenta, em solo com cascalho e areia. É bom colocar fertilizante próprio para plantas de clima seco. Se ficar exposto ao sol, rega a cada 15 dias, com água apenas no solo. Se não, até um mês. Se for mini é melhor ficar dentro de casa, sem luz solar direta.

zamioculca

Zamioculca – foto Creative Commons

Apesar do nome difícil (também é chamada de primavera da fortuna), o cuidado é fácil. Ambientes internos e não muito frios, sem luz solar direta, rega uma vez por semana. Mas se você tem crianças ou bichinhos em casa, cuidado, ela é tóxica.

 

jade, plantas

Jade – foto Creative Commons

Segue a linha das suculentas: pouca água, mas precisa de algumas horas de sol por dia.  

Além dessas, há uma grande variedade de ‘seres verdes’ que não exigem muito trabalho. Ficam sem sol, necessitam de água uma vez por semana, e por aí vai. 

planta, decoração

Olha que decoração criativa! – foto arquivo pessoal

As minhas plantas

Plantas alegram o lar, o ambiente de trabalho (minha palmeira – ganhei de uma amiga querida, e minha violeta aí embaixo), trazem vida e são um dos muitos exemplos da grandiosidade de Deus.

Leia meu post sobre plantas na decoração aqui. Faça um passeio a uma loja especializada. Você vai se inspirar!

palmeira, escritório

Minha palmeira…

violeta

e minha violeta, que moram no escritório

suculenta

minha suculenta, morando no banheiro

Salmos 24:1 – Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.

Sugestão de visita: Shopping Garden Sul – Avenida dos Bandeirantes, 5900 Planalto Paulista – São Paulo – SP

 

sandracris

Personal Organizer, administradora do lar, esposa. Amo tudo que se refere a casa, e neste blog compartilho dicas para facilitar seu dia a dia no lugar mais importante do mundo: seu lar!

Website: http://www.blogdasandrinharefinada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *