Receita do mês – Bolo Pão de Mel

Olá meninas!

Este mês postarei duas receitas (veja o risoto de queijo brie). A primeira a pedido da minha pequena Thainá, uma fofa que trabalha comigo. Um bolo delicioso, que parece difícil, mas é só aparência. Se houver dúvidas, mandem um e-mail que eu esclareço, OK?

BOLO PÃO DE MEL

Massa

500g da açúcar mascavo

500g de farinha de trigo

2 copos americanos de água

1 colher (café) de cravo em pó

1 colher (café) de canela em pó

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

1 xícara (chá) de leite

4 gemas

4 claras em neve

1 xícara (chá) de mel

Ferva o açúcar com a água até obter uma calda rala. Deixe esfriar, misture a farinha e as especiarias. Dissolva o chocolate e o bicarbonato no leite e junte à mistura. Acrescente as gemas, misture bem, junte as claras e o mel e mexa delicadamente. Asse em forma untada e enfarinhada (eu faço isso mesmo utilizando forma de teflon), de 30 cm de diâmetro, em forno a 180°, pré-aquecido. Depois que estiver assado (35 minutos, em média), espere esfriar, corte em duas metades no sentido do comprimento, molhe a primeira com metade da calda, recheie a gosto, cubra com a outra metade, regue com o restante da calda e cubra com o brigadeiro. Mantenha gelado.

Calda

3 xícaras (chá) de água

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de chocolate em pó

Leve tudo ao fogo médio, mexendo sempre e, após ferver, abaixe o fogo e mexa por mais 10 minutos, ou até formar uma calda rala. Espere esfriar para utilizar.

Cobertura brigadeiro

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de margarina

1 xícara (chá) de chocolate em pó

Leve tudo ao fogo médio e mexa até soltar da panela. Espere esfriar para cobrir o bolo.

Enquanto o bolo está assando, prepare a calda. Quando o bolo estiver pronto para ser cortado, ela já estará fria para ser utilizada.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *