Viagem internacional. Dicas para você se organizar! (roteiros)

roteiro

um dos meus roteiros, todo rabiscado…

Como sou metódica, e viajo só uma vez por ano, quero aproveitar ao máximo. Pesquiso tudo que tem para fazer no lugar aonde vou, e monto roteiro por dia, inclusive com custos. Pesquiso também a média de gasto com comida, o que também vai para o roteiro. Parece complicado? Você já organizou os documentos (ver post sobre isso aqui), montar um roteiro é a parte legal. Vou te dar um passo a passo:

Passo 1

Em uma folha, anote os dias de chegada e partida do local. Pesquise BEM o lugar para onde você vai. Veja tudo que há para fazer, dentro das suas preferências. Anote nessa mesma folha, cada lugar em uma linha.

Passo 2

Entre no site de cada lugar escolhido e veja os preços, dias e horários de funcionamento. Essa etapa é importante, pois não se corre o risco de escolher ir a determinado lugar justo no dia em que ele fecha ao público. Anote as informações na frente do nome respectivo. Se o site for em outro idioma e não der para ler, traduza no próprio site (alguns têm vários idiomas disponíveis) ou pelo Google.

Passo 3

Procure por um mapa turístico do lugar. A maioria está disponível na internet. Ou você pode comprar em grandes livrarias.

mapas

meus mapas

Passo 4

Em cima desse mapa, vá juntando os lugares escolhidos por região. Por exemplo, se você vai a Paris, e visitará a torre Eiffel, coloque no mesmo dia outras atrações que estão próximas a ela.

Passo 5

Tente colocar o número de atrações que você realmente consegue ver em cada dia. Vai depender do seu ritmo. Eu amo museus, mas não dá pra colocar cinco em um dia só, pois são passeios que duram algumas horas cada. Já monumentos externos, estátuas e jardins, são mais rápidos.

Passo 6

Caso você faça alguns passeios fora da cidade onde estará hospedada (bate e volta), pode comprar com antecedência. Recomendo o site BR Viator. Os preços são melhores e tem várias opções. Só não esqueça de imprimir o vaucher (informe que o site fornece depois da compra, constando data e horário do passeio) e juntar com os outros documentos que levará na viagem.

Com esse roteiro em mãos, você pode controlar as despesas diárias, saindo do hotel com o valor médio que gastará naquele dia, entre passeios e comida, mais algum souvenir ou algo incrível que apareça para comprar. Isso evita que se ande com dinheiro a mais ou a menos. Pesquisando com antecedência, você descobre várias coisas interessantes, às vezes lugares que fogem um pouco do roteiro turístico, e que merecem uma visita.

Mas calma! Não pense que o roteiro não te permitirá fazer nada além do que estiver escrito ali. Eu e meu marido costumamos separar sempre um dia (geralmente o último), ou parte dele, para simplesmente passear. Aproveitamos também para comprar as lembrancinhas, ou alguma coisa interessante que ficou faltando. E nos despedimos do lugar, com aquele calor no coração de viagem bem vivida!

Salmo 91:1 – Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

 

sandracris

Personal Organizer, administradora do lar, esposa. Amo tudo que se refere a casa, e neste blog compartilho dicas para facilitar seu dia a dia no lugar mais importante do mundo: seu lar!

Website: http://www.blogdasandrinharefinada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *