Vida saudável. Comece já!

prato saudável

Desde criança, sempre detestei (é isso mesmo) fazer exercício físico. Há uns três anos, parece que todos os meus médicos (até a dermatologista!) fizeram um complô para que eu me exercitasse. Somado aos quilinhos que ganhei, e ao fato de meu marido ter colesterol alto hereditário (o cardiologista dele também fez parte do complô), sucumbi, e compramos um elíptico, ou transport, como se diz na academia.

elíptico
Nosso aparelho de bem estar!

Mudança de vida

Falei com minha endocrinologista, iniciei uma reeducação alimentar por conta própria, e a praticar no tal do aparelho. Não parei mais. Sério! Mudou minha vida. Além de inserir frutas no lugar da sobremesa, melhorei a qualidade do café da manhã, passei a beber 2 litros de água por dia, substituí algumas coisas e percebi ao longo dos meses uma grande mudança. Emagreci um pouco, minha cintura ficou mais definida, o que aumenta a ‘sensação’ de emagrecimento, me sinto mais disposta e relaxada.

Determinação

Parece fácil falando assim, mas não foi, não. Nos primeiros dias, tinha uma preguiiiiiiiça…. Fora que amo de paixão um bolo de fubá, de chocolate, de café, de canela, de laranja, de limão, de mandioca, de….. A água foi mais fácil, pois tive três infecções urinárias em um ano, e o trauma me levou para o filtro rapidinho. Confesso: é uma luta diária. Também amo um docinho depois do almoço. Quanto melhor a comida, mais vontade eu tenho. Mas as vantagens da nova alimentação e do exercício foram tão grandes, que achei compensador diminuir algumas coisas. Com o tempo, uma quantidade menor de açúcar já me satisfazia. Hoje, tomo qualquer suco de fruta puro. Chá também. Até o sorvete ficou em uma bolinha (eu comia um litro num dia e um litro no outro). E o chocolate? 90% cacau, gente!

sobremesa

O poder do hábito

Minha mãe sempre diz que tudo é questão de costume. Só não me acostumei com as verduras, mas como assim mesmo. Resolvi seguir o conselho de minha querida amiga Roberta (que emagreceu bastante na base da alimentação saudável também): quando coloco algo que não gosto no prato, mentalizo da seguinte forma: faz bem ao meu corpo, vai ajudar o meu cabelo, não me engorda… Vale a pena, o corpo funciona melhor, a pele fica mais bonita, o sono é tranquilo. Fora a roupa que não divide a nossa barriga em duas, rs. E agora, entrando na menopausa, percebo o quanto está ajudando essa mudança que fiz. Você acha difícil? Desanimou só de chegar até aqui? Lembre que não é abandonar tudo que se gosta, aquela coisa radical. Precisamos de alguns momentos de alegria ‘docífera’ de vez em quando (mais uma máxima da Roberta). Faça o teste: por um mês. Com acompanhamento médico, sem dúvida. Depois me escreve contando suas experiências!

1Coríntios 6:19-20 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é o santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço, portanto glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.

 

 

 

Sugestão de leitura:

OS 7 PASSOS PARA A SAÚDE TOTAL – Stormie Omartian

 

2 thoughts on “Vida saudável. Comece já!

  1. Adorei! Que honra ser citada! hahahah
    Logo eu… A louca do doce! rsrsrsr
    Brincadeiras a parte, achei as dicas maravilhosas… Pensar assim e te ouvir me ajudou muito a saber como lidar com a reeducação alimentar…
    Sem dizer que suas palavras são sempre super esclarecedoras…
    Obrigada por compartilhar conosco essas mudanças!
    Beijos

    1. Roberta, querida!
      Fico muito feliz, o blog está aí para isso! Compartilhar, trocar informações e ajudar sempre. Agradeço seu apoio e carinho. Bjk!
      Sandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *