Decore com tapete!
O tapete é uma peça importante na decoração. Além de deixar o ambiente mais aconchegante, complementa, valoriza e pode até ser o centro das atenções.
De onde veio o tapete?
Surgiu na Pérsia (hoje Irã) em 500 a.C., para proteger as pessoas do rigoroso inverno. Confeccionado por tribos nômades, passou de artigo de necessidade a manifestação de arte e cultura. Esse da foto foi encontrado nas montanhas da Sibéria.
O tapete persa, o mais famoso da classe, é feito à mão, a partir de ingredientes naturais como lã, seda e algodão. Sua confecção leva de meses a anos. A quantidade de nós por metro (quanto mais nós, mais macio), o material empregado, o desenho e as muitas cores obtidas, às vezes de substâncias vegetais, influenciam no preço da peça.
Os persas são divididos em categorias, que levam em conta o desenho, tipo de tecido, técnica de tecelagem, e nomeadas de acordo com o local em que são produzidos.
Aliás, tem alguns que custam uma fortuna tão grande, que são utilizados pendurados na parede, somente para admiração dos olhos.
Decorando
Tudo bem, não precisa gastar suas economias comprando um tapete persa. Uma peça que combine com o ambiente, fácil de limpar e confeccionada com material suave, será mais que suficiente para deixar confortável qualquer lugar da casa. Veja as dicas e procure o seu!
Tem alergia?
Tapetes feitos de fios baixos ou fibras sintéticas, com tratamento antiácaro, são os mais indicados. E também mais resistentes.
Dando as boas vindas com tapete
Por que não colocar um tapete logo na porta de entrada? Normalmente feito de material mais grosso, como fibra de coco ou borracha dura (também chamado capacho), serve para limpar os pés antes de entrar em casa. Além da utilidade, decora nosso lar até do lado de fora.
Na sala
foto Creative Commons
Se a sua sala for pequena o tapete deve ficar, pelo menos, 20 cm para baixo do sofá, cadeira ou poltronas. Numa sala grande, você pode usar vários tapetes. Há quem coloque até sob a mesa de jantar. Particularmente, eu acho lindo, mas não tenho coragem. E o medo de cair alguma comida em cima dele?
No quarto
Nada como levantar pela manhã e pousar os pés sobre algo macio e quentinho. A peça nesse ambiente deve ser grande, passar por baixo da cama. Meu marido não gosta de tapete no quarto, então… tive que colocar um pequeno mesmo, só do meu lado.
Lugares com menor circulação
Você pode colocar peças feitas de seda ou viscose, que são mais delicadas.
Nesse banheiro pequeno (como o meu) o tapete tem dupla função: secar os pés ao sair do box, e decorar também.
E para limpar?
Aí vai depender do tipo de tapete que você tem. Quando for comprar, pergunte ao vendedor de que material é feito, e como proceder a limpeza. Se você já tem um e não possui essa informação, leve a uma lavanderia. É mais seguro e não há risco de estragar a peça.
Visite o site da Tenda dos Tapetes (aqui) e o de decoração Wayfair (aqui). Tem tudo para você se inspirar!
Depois dessas ideias, repense os seus tapetes. Se você não tem nenhum, olhe de novo e imagine o ambiente com ele. Até mais!
Jeremias 43:10 – Logo em seguida, dize-lhes: Assim diz o Eterno dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Eis que mandarei chamar meu serviçal Nabucodonosor, rei da Babilônia, e ele colocará o seu trono sobre essas pedras que enterrei, e estenderá o seu tapete real sobre elas!