É fácil cozinhar!
Já fiz um post sobre dicas culinárias (veja aqui). Mas cozinhar faz parte da nossa vida, e quanto mais pudermos facilitar essa parte, melhor, né?
Hoje vou te ensinar mais alguns macetes que aprendi ao longo dos meus anos de pia e fogão. Pegue as panelas, coloque um avental e veja como é fácil cozinhar!
Temperos
Ninguém merece chegar em casa à noite e ainda encostar na pia para descascar cebola e picar alho. Com a receita abaixo você deixa pronto, e ainda pode fazer a mais para congelar.
2 cebolas descascadas (roxa ou branca)
1 cabeça de alho descascada (ver dica no final do post)
1 maço de cebolinha (ou salsinha) lavada e seca
2 colheres (sopa) de sal
100 ml de óleo ou azeite
Bata tudo no liquidificador e coloque em um pote de vidro.
Você também pode bater a cebola separadamente, assim como o alho.
Bacon
Compre em pedaço, ao invés de fatiado ou picado, que sai mais caro. Procure aquela que tiver menos partes brancas. Corte em cubinhos, faça porções e coloque em pedaços de papel filme, embrulhe e congele. Quando for usar, é só soltar os pedacinhos e colocar na panela.
Arroz mais rápido
Ferva a água que será utilizada para cozinhar o arroz. Com ela quente, além dele ficar pronto mais rápido, ficará também mais macio.
É arroz integral? Faça de acordo com as instruções da embalagem. Quando estiver pronto, acrescente mais 1/2 xícara de água quente, tampe a panela e deixa secar.
Um bom caldo
Quando cozinhar algum tipo de carne vermelha ou branca, separe um pouco do caldo coado e congele. Você terá um ótimo caldo caseiro para cozinhar macarrão, fazer uma polenta, ou até acrescentar legumes e fazer uma sopa.
Suco de maracujá
Taí algo que é uma delícia, mas meio demorado para preparar. Que tal deixar pronto?
Retire a polpa do maracujá e coloque no liquidificador. Acrescente água filtrada e bata bem.
Coe a mistura em peneira fina (para eliminar ao máximo as sementes moídas), e coloque em forminhas de gelo. Quando quiser fazer suco, é só colocar as pedrinhas no liquidificador, juntar água e açúcar, bater bem e está pronto!
Cebolinha e salsinha
Compre um maço, tire a parte branca, lave bem e seque. Quando estiver totalmente seca, pique e coloque em um pote.
Pimenta
Corte os cabinhos (sem tirar o ‘chapéu’, para que ela não fique aberta) e lave bem. Seque e deixe sobre papel toalha de um dia para o outro. Coloque porções dela em pedaços de papel filme e congele.
Quando for utilizar, tire do freezer e corte imediatamente, pois ela amolece rápido.
Se quiser que fique menos ardida, tire as sementes e a parte branca na hora de usar.
Molho de tomate
Agora, vamos aplicar algumas dessas dicas culinárias.
Bata 2 kg de tomate (lavado e sem sementes) no liquidificador com água filtrada.
Em uma panela, coloque o bacon e deixe em fogo baixo com um pouco de azeite até ele começar a soltar o próprio óleo. Junte o tempero de cebola e frite um pouco. Acrescente o tomate batido, coloque um pouco mais de água, uma colher (chá) de açúcar (para tirar a acidez), sal a gosto, e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada, até ficar cremoso.
Quando estiver pronto, desligue o fogo, acrescente a cebolinha, mexa e espere esfriar.
Coloque em potes e congele.
Última dica culinária
Solte os dentes de alho da cabeça e deixe de molho por 1 hora. Ficará mais fácil descascá-los.
Sim, é fácil cozinhar!
Você só precisa de vontade e prática. Espero que essas dicas te ajudem, facilitando seu dia. Bon appétit!
Ezequiel 46:23 – Em torno de cada um dos quatro átrios, pelo lado de dentro, havia uma saliência de pedra, com lugares para cozinhar, construídos em toda a sua volta debaixo da saliência.