Dicas infalíveis para cuidar de sapatos
Aprender a cuidar de sapatos é fácil!
Eu amo sapatos, assim como a maioria das mulheres. Mas, ao contrário da maioria das mulheres, tenho poucos pares (falei aqui sobre meu desapego dos sapatos).
Com a experiência, aprendi que:
– nem sempre o mais bonito é o mais confortável
– aquele papo de ‘vai lassear’ não se aplica na maioria das vezes
– sapato barato = menor durabilidade
Um bom calçado é aquele que não machuca seu pé, te deixa confortável e vai bem em (quase) qualquer ocasião. Vale a pena guardar um dinheirinho para investir em sapatos bem feitos, de material durável. Seus pés te sustentam e te levam para todos os lugares, portanto, merecem o melhor.
Uma vez que meu dinheiro não dá em árvore, cuido dos meus ‘pisantes’ da melhor forma. Assim, vou te ensinar a cuidar dos seus também!
Tipos de sapato
Cada material deve ser tratado de forma única. Sempre que for comprar um par, procure certificar-se do que é feito. Isso ajuda na manutenção futura.
Limpeza
Alguns produtos básicos para a limpeza periódica, como flanela e escova macia, são necessários. Acrescente outros específicos e monte seu kit!
Couro
Utilize produtos específicos para limpeza e hidratação, que você pode encontrar em sapatarias. Mas um hidratante (branco) com produtos naturais na fórmula, aplicado com algodão também limpa e mantém o couro.
Nobuk ou camurça
Cuidado inicial: logo após comprar ou ganhar um sapato desse material, procure impermeabilizá-lo. Em sapatarias (de novo) você encontrará produtos próprios para isso. Dessa maneira nenhum pigmento grudará no tecido, ou caso você pegar uma chuvinha, a água não desbotará a cor.
Se o calçado for de cor clara (branca ou nude), uma borracha branca pode tirar algum risco ou sujeira superficial.
Não resolveu? Utilize um spray a seco de camurça e deixe secar. Escove os sapatos com uma escova própria, ou escova de dentes macia.
Cetim ou veludo
Utilize uma escova de cerdas macias. Se a sujeira persistir, umedeça uma flanela (branca) com um pouco de detergente neutro e passe no local. Deixe secar, passe novamente a escova e guarde.
Verniz
Tire a sujeira com flanela umedecida em água. Para lustrar, coloque um pouco de azeite em um pouco de algodão, esfregue nos sapatos e deixe por 20 minutos. Por fim, passe um pano limpo para retirar o excesso.
Últimas dicas para cuidar dos seus sapatos
Sempre que chegar em casa e tirar o sapato, limpe-o por dentro com lenço umedecido, e deixe-o ‘respirando’ de um dia para o outro. Coloque um pouco de talco para pé dentro (bem pouquinho mesmo), espalhe bem e em seguida guarde em local longe da luz solar.
Se você mantém seus sapatos em caixas, não empilhe mais que três. E sempre use papel embrulhado dentro do sapato, para que ele não amasse e mantenha a forma.
Gostou das dicas? Aplique! Com toda a certeza, seus pés e seu bolso irão agradecer!
Deuteronômio 29:5 – ‘Durante os quarenta anos em que os conduzi pelo deserto’, disse ele, ‘nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram’.