Receita do mês – Granola caseira

foto Creative Commons
A granola é uma mistura de aveia, arroz, trigo, milho e centeio torrados, misturados com mel ou açúcar mascavo e frutas. Começou por volta de 1830, quando o americano William Sylvester Graham inventou a farinha integral. Em 1870 John Harvey Kellogg (já ouviu esse nome?), criou uma mistura de grãos de aveia, trigo e milho assados.
Ao longo dos anos, a granola teve seu preparo modificado. Acrescentou-se frutas secas, especiarias e até pedaços de chocolate.
Por seus diversos benefícios, hoje a granola é muito consumida, inclusive ajudando a emagrecer. Ela melhora o funcionamento do intestino, além de ter vitaminas A, B e C, proteínas e ferro. Mas, mesmo sendo deliciosa, deve ser comida com moderação pois, por conta das castanhas e do mel em sua preparação, é um alimento altamente calórico.
A granola caseira é um pouco mais cara do que a comprada pronta, mas não contém nenhum conservante, e você saberá exatamente o que contém nela. Para quem quer uma vida mais saudável (falo mais sobre isso aqui), é um ótimo começo. Vamos lá?
Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo de coco (pode ser óleo vegetal, de canola, de girassol)
1/2 xícara (chá) de mel
1 pacote (200g) de aveia em flocos (não pode ser flocos finos)
1 pitada de sal
1 colher (café) de canela em pó
2 colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
50 g de castanhas-do-pará picadas
50 g de amêndoas picadas
50 g de avelãs
50 g de nozes picadas
50 g de uva passa (branca ou preta)
50 g de cranberry
Modo de fazer
Misture a aveia, o sal, a canela, o cacau, o açúcar e as castanhas e reserve. Leve ao fogo baixo o óleo de coco e o mel e dissolva bem. Junte às castanhas e misture. Coloque em uma assadeira de teflon de 30 cm de diâmetro (se você não tiver, coloque papel manteiga untado em uma assadeira comum), e leve ao forno baixo pré-aquecido (mais ou menos 180 graus).

a granola antes de ir ao forno
A cada 8 minutos, tire do forno e mexa. Fique de olho para não queimar. Estará pronto em 30 minutos (um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do seu forno). Espere esfriar completamente, junte as frutas secas e coloque em um pote hermeticamente fechado.

a granola pronta, já com as frutas secas
As frutas secas devem ser acrescentadas só depois da granola sair do forno, pois elas ficam duras se forem assadas.

a granola pode ser servida com iogurte
Essa receita dá para umas 3 semanas, se você utilizar 2 colheres (sopa) por dia.
Você pode substituir o cacau em pó por pedaços ou gotas de chocolate, mas só coloque-os depois da granola fria.
Também dá para substituir qualquer das castanhas por outras de sua preferência, bem como as frutas secas.