Receita do mês – Balas de gelatina
Gelatina é uma sobremesa deliciosa, na minha opinião. Fácil, rápida, bonita e refrescante. Mas podemos colher alguns outros benefícios dela, além do sabor e da beleza para os olhos.
Colágeno é uma proteína que dá firmeza à pele, à cartilagem e às estruturas do nosso corpo que não precisam de sustentação dos ossos. Também renova as células, fortalece unhas e acelera o metabolismo.
Nosso organismo absorve essa proteína através do consumo das carnes vermelha e branca. No caso dos vegetarianos, algumas combinações como arroz e feijão, macarrão e lentilha, ajudam na produção da substância. Ovos, frutas vermelhas, castanhas, nozes e amêndoas, aveia e vegetais de cor escura também auxiliam. Sempre falo de alimentação saudável (veja como mudei minha alimentação aqui).
A gelatina contém colágeno também, e possui a vantagem de ser uma sobremesa leve, principalmente na versão light ou diet. E se for preparada em forma de balas, pode ser um ótimo lanche da tarde. E ainda tem vantagens: dura um bom tempo fora da geladeira, você faz no sabor de sua preferência, e sai bem mais barata que a versão comprada pronta.
Balas de gelatina
Ingredientes
1 pacote de gelatina do sabor que você desejar (prefira as diet ou light)
1 envelope (ou 1 1/2 colher de sopa) de gelatina em pó sem sabor
200 ml de água quente
Modo de fazer
Misture as duas gelatinas. Acrescente a água quente e mexa muito bem. Coloque em forminhas, espere esfriar, e deixe na geladeira de um dia para o outro, para que elas fiquem bem firmes na hora de desenformar. Podem ser guardadas em potes fora da geladeira.
Utilize formas de silicone, são bem mais fáceis para desenformar as balas.
Se você quiser fazer uma versão mais doce para as crianças, passe as balas em açúcar cristal.