Cuidando bem das suas roupas!
Tenho um apego pela maioria das minhas roupas. Quando fiz os posts sobre ter menos peças no armário (aqui e aqui), precisei de muito ímpeto para abrir mão de 2/3 do guarda-roupa. Não sou consumista, minhas roupas duram bastante. E como comecei a comprar menos ainda, passei a ter mais cuidado.
Lavando
Lavo algumas peças na máquina, e outras à mão. Você não tem o hábito de olhar a etiqueta de lavagem das roupas? Corta ela fora assim que chega da loja? Nãããoooo! As informações constantes nesse pedaço de tecido são de extrema importância para cuidar melhor das suas peças, inclusive resolver possíveis problemas no futuro. Não sabe o significado dos símbolos? Veja aqui!
Além de observar atentamente aqueles códigos, ainda tenho alguns hábitos que adquiri ao longo dos anos em minhas voltas na lavanderia de casa.
Roupas brancas devem ser lavadas sozinhas. Mesmo as peças claras que não soltam tinta, acabam deixando-as encardidas. E os panos de cozinha devem ser lavados à mão, separadamente.
Não use produtos à base de cloro para remover manchas, pois podem destruir as fibras do tecido.
Roupas escuras devem ser lavadas juntas, do avesso. Use um sabão de coco líquido, é o melhor para cuidar dessas peças.
Peças delicadas (seda, linha, roupas bordadas) devem ser lavadas à mão.
Calcinhas devem ser lavadas à mão, no tanque, com sabão próprio para elas, e separadas de todo o resto. Não faça isso no chuveiro, a água quente estraga o elastano das peças.
Sutiãs, principalmente os de bojo, podem ser lavados na máquina, mas dentro de uma peça própria para eles. E quando for colocá-los para secar, feche-os e pendure pelo fecho.
Siga fielmente as medidas de sabão, amaciante e tira-manchas, indicadas na embalagem. Mais sabão não deixará a roupa mais limpa, fará com que ela fique endurecida, podendo até causar alergia.
Toalhas, lençóis e fronhas devem ser lavados separados das outras roupas. Podem manchar as peças, e as toalhas acabam soltando pêlos, que ficam nas roupas, e dá um trabalhão para tirar depois.
Com exceção das roupas totalmente brancas, seque tudo à sombra. O sol desbota as cores dos tecidos.
Camisas e vestidos devem ser colocados em cabides para secar. Mantém a forma das peças, e facilita na hora de passar. Olha esse varal para camisas (tenho um), agiliza e economiza espaço na lavanderia.
Roupas de lã devem ser lavadas com sabão apropriado para elas, jamais serem torcidas, e colocadas para secar deitadas sobre uma superfície plana. Não pendure em cabides, elas perderão a forma.
Passando
Não curto passar roupa. Sempre que vou comprar algo, faço um teste que minha mãe ensinou, para ver se precisa passar: pego um cantinho da peça e espremo na mão para ver se fica amassado. Se ficar, não levo. Mas é sempre bom sabermos alguns macetes, pois há sempre aquela camisa maravilhosa, ou calça da qual não abrimos mão, não é?
Passe calças jeans do avesso.
Peças com estampas delicadas, bordados ou apliques devem ser passadas do avesso também, ou com um pano por cima.
Observe a etiqueta (de novo) para ver a temperatura ideal para passar cada peça. Dá trabalho, mas vale a pena.
Procure sempre passar com o vapor do ferro ligado. Facilita, e dificulta queimar alguma coisa.
Já as calcinhas devem ser passadas sem o vapor, para não ficarem úmidas.
Guardando
Após passar a roupa, deixe que ela ‘esfrie’ antes de guardar. Colocar roupa quente no armário faz com que o calor acabe umedecendo a peça, e deixando com cheiro de mofo.
Casacos e blazers devem ser sempre pendurados nos devidos cabides, assim que você retirá-los.
Camisas devem ser guardadas penduradas em cabides. Eternamente.
Blusas de lã devem ser guardadas dobradas.
Sutiãs devem ser guardados sem dobrar.
Roupas para sempre?
O desapego é necessário, mas roupa custa caro e dinheiro não dá em árvore. Cuide bem das suas!
Êxodo 19:10-11 – E o Senhor disse a Moisés: “Vá ao povo e consagre-o hoje e amanhã. Eles deverão lavar as suas vestes e estar prontos no terceiro dia, porque nesse dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai, à vista de todo o povo.