Limpeza de piso – dicas preciosas

A limpeza do piso que reveste nossa casa é de suma importância, pois é sobre ele que caminhamos, dançamos, deitamos, sentamos. Seja de cerâmica, madeira, carpete… cada tipo é único, e deve ter tratamento adequado, a fim de que dure mais e mais.

Limpeza de piso – saiba exatamente qual o seu

Mais importante, saiba exatamente qual tipo de piso você tem. Pode parecer brincadeira,mas é fácil confundir laminado com madeira, porcelanato com granito, e por aí vai.

Então, para você não se apertar, vou te dar umas dicas para limpeza do seu piso.

Cerâmica

limpeza-de-piso

Use uma vassoura macia para tirar a poeira e maiores resíduos. Ou um aspirador de pó. Depois, passe um pano úmido com detergente neutro para limpar quaisquer resíduos de gordura. Finalize com um pano seco para que não fique manchado.

Madeira

Pixabay

Use uma vassoura de cerdas bem macias. Passe um pano úmido com água. Uma vez por semana, pode-se usar desinfetante diluído de acordo com as especificações do produto. Finalize passando um pano seco, para que o piso não fique com o menor sinal de umidade.

Laminado

limpeza-de-piso

Em primeiro lugar, o bom e velho aspirador, com a peça apropriada (em forma de T) acoplada, para não riscar o piso. Se preferir varrer, a vassoura deve ter as cerdas bem macias. Utilize produtos próprios para laminado, à venda nos supermercados. Umedeça um pano de algodão ou microfibra com água, coloque um pouco do produto, esprema o pano e passe. Deixe secar naturalmente.

Carpete

Imagem de nerieau por Pixabay 

Passe o aspirador de pó no sentido das fibras, lentamente, 3 vezes por semana. Nunca utilize vassoura pois, além de levantar o pó, as cerdas estragam o tecido.

Se eventualmente você quiser lavar o carpete, chame uma empresa especializada em higienização.

Ardósia

Imagem de ImageParty por Pixabay

Passe um aspirador para tirar o pó, ou uma vassoura. Faça uma mistura de 5 litros de água e 1 colher (sopa) de detergente neutro. Umedeça um pano e passe. Finalize passando pano seco.

Com a finalidade de dar brilho, você pode utilizar um selador, mas lembre de adquirir um produto específico para esse tipo de piso, além de seguir estritamente as orientações do fabricante.

Cimento queimado

Utilize uma vassoura com cerdas macias ou aspirador de pó. Para lavar (ou passar pano), detergente neutro e água morna.

Mármore

Imagem de totravelandbeyond por Pixabay

Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água, aplique em toda a superfície e deixe agir por 30 minutos. Retire com um pano úmido, e então finalize com um pano seco.

Granito

Não apenas a vassoura de cerdas macias (aspirador pode riscar o piso), como também a solução água fria/detergente neutro. Ademais, há opções de produtos próprios para esse tipo de piso, mas leia o rótulo e utilize exatamente como as instruções do fabricante.

Companheiros para limpeza do piso

site Camicado e Americanas

Enfim, alguns acessórios são de extrema importância para limpeza de qualquer piso. Na foto acima listei alguns deles, mas você fará seu próprio kit para que tudo fique limpo e em ordem.

Não apenas seus pés agradecem, mas sua saúde também!

Deuteronômio 6:7 – Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

sandracris

Personal Organizer, administradora do lar, esposa. Amo tudo que se refere a casa, e neste blog compartilho dicas para facilitar seu dia a dia no lugar mais importante do mundo: seu lar!

Website: http://www.blogdasandrinharefinada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *