Reformando a sala

rawpixel.com-Pexels-decoração-casa

Decore sua casa!

Há três meses resolvi mudar a cor de uma parede na minha sala, que tinha textura amarela. Para combinar com a parede, mudei as cortinas (que já estavam velhas), o tapete, a poltrona e o abat-jour (sim, essa palavra é francesa, daí a grafia diferente).
Por aí, dá para ter uma ideia de que uma pequena mudança pode virar uma odisseia. Mas valeu a pena, e quero que você curta comigo cada etapa.

Planejando

A primeira coisa foi decidir a cor. Fiquei entre o azul e o vermelho. Descobri um aplicativo (link aqui) que me ajudou bastante. Ele tem vários ambientes vazios, daí você complementa com o que quiser: piso, pintura, revestimento, móveis, tapetes. Dá para ter uma ideia bem aproximada de como vai ficar.

Pesquisando

Cor decidida, foi a hora de pesquisar preços. Haja visitas a lojas de construção, decoração e sites. Meu marido teve uma paciência…Tirei várias fotos, fiz muitas montagens, colei papel na parede, desenhei. E analisei bem os preços também.
Nesse momento é bom anotar tudo. Nosso dinheiro custa muito para ser ganho, devemos economizar.

Comprando

Tinta – mandei fazer a cor, depois de escolher entre um catálogo interminável de opções
Tapete – maridão que escolheu
Cortinas – ele decidiu uma parte também
Poltrona – mandei revestir com um tecido escolhido na loja, que também tinha inúmeros catálogos, e de quebra vieram duas almofadas
Abat-jour – eu mesma revesti com papel adesivo

 Fazendo

Por conta de uma simples parede, a casa virou uma bagunça. Meu lar é pequeno, qualquer coisinha e fica tudo amontoado. A mesa e as cadeiras foram parar em um canto da sala, quadros e pratos dormiram sobre o sofá alguns dias. 

Foi o meu cunhado quem pintou (e fez um ótimo trabalho!). Como ele já tinha o material, só precisei comprar a tinta e a fita crepe.

Tudo pronto

parede pintada

Parede pintada! Nem dá para acreditar que foi amarela um dia…

Tapete trocado. Tive que tirar TODOS os livros do rack para trocar o tapete antigo pelo novo. Já falei sobre decoração com tapetes em um post anterior, dá uma olhada lá!

Cortinas trocadas (eu mesma fiz a barra com adesivo próprio para isso, que comprei na Leroy Merlin).

revestimento

Ele também era amarelo. Foi revestido com papel Contact.

reforma de poltrona

Acredite, é a mesma poltrona!

E… voilá!

sala reformada

minha sala nova!

Dicas

Não importa o tamanho da sua reforma, comece pelo planejamento. 

Faça uma planilha. Disponibilizo aqui um modelo básico, com preços fictícios, que você pode modificar, inserindo ou excluindo itens (já está com fórmula de soma total). Coloque todo o material necessário, anote o nome das lojas e sites pesquisados, e valores. Isso te dará uma ideia do custo, e vai te ajudar a visualizar onde está mais barato.

Veja se há alguma coisa que você mesma pode fazer. Além do gasto eliminado, aquela sensação “fui eu quem fiz” é ótima!

Neemias 2:18 – Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: “Sim, vamos começar a reconstrução”. E se encheram de coragem para a realização desse bom projeto.

sandracris

Personal Organizer, administradora do lar, esposa. Amo tudo que se refere a casa, e neste blog compartilho dicas para facilitar seu dia a dia no lugar mais importante do mundo: seu lar!

Website: http://www.blogdasandrinharefinada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *