Organize sua casa e viva melhor!
Organize sua casa: essa frase parece música para mim.
E como uma coisa leva a outra, fiz um curso de organização de residências (veja o site aqui). Passei um sábado inteiro aprendendo a organizar, desde a gaveta da cozinha até a dobra do lençol de elástico.
Consequentemente, minha vida mudou depois disso.
No domingo seguinte, resolvi começar a colocar em prática o que tinha aprendido. Ou seja, apavorei na lavanderia. Não joguei nada fora, apenas setorizei tudo em cestos e deixe à vista pois, de acordo com os ensinamentos da professora no curso, o que você não vê, você esquece.
Organize a casa – faça um planejamento
Daí pra frente, organizei a casa inteira, uma parte por dia. Antes de mais nada, anotei o que seria organizado/modificado, daí fiz uma lista do que precisava comprar.
Como eu fiz? Segue o cronograma.
Guarda-roupa
Levou dois dias: um para a parte do marido e outro para a minha parte.
Eu já havia falado (veja aqui e aqui) sobre viver com menos no guarda-roupa, o que facilitou bastante essa segunda organização, pois havia bem menos para colocar em ordem.
Troquei todos os cabides coloridos por peças iguais, de acrílico. Não é frescura, é ciência. Visto que o cérebro quer economizar esforço, os cabides iguais fazem com que ele foque somente nas roupas.
As calças foram parar em cabides infantis, dessa forma ficam mais acomodadas e não escorregam.
Usando um gabarito (que comprei no curso), dobrei todas as camisetas do mesmo tamanho. Ou seja: fácil de visualizar, fácil de guardar, e com sobra de espaço.
No curso, aprendi a dobrar cuecas e calcinhas de qualquer modelo. Do mesmo modo que as camisetas, se você dobra tudo do mesmo tamanho, facilita para organizar e ocupa menos espaço.
As camisolas e pijamas também devem ser dobrados igualmente. Olha que lindo que fica!
Aproveitei para organizar os lenços (demorou para achar o cesto ideal para colocá-los).
Banheiro
Setorizei tudo e coloquei em cestos (fiz em um dia, pois aproveitei para lavar os cestos que já estavam lá, e limpar os armários).
Ao mesmo tempo organizei também a gaveta onde guardo roupa de cama. Dobrei o lençol de elástico certinho (mais uma que aprendi no curso) e aproveitei para guardar tudo em conjuntos.
Cozinha
Aprendi que potes para mantimentos devem ser herméticos. A partir do instante que você abre a embalagem, o conteúdo restante deve ir para um pote assim, para que a validade se mantenha (falei aqui sobre como cuidar dos seus potes).
Consequentemente, troquei todos.
Além de visualizar melhor o que tem no armário, ganhei espaço pois esses são quadrados e empilháveis.
Também levei um dia para fazer pois lavei os potes que tinha comprado, e os antigos também, para que fossem doados limpinhos.
Remédios e afins
Descartei o que estava vencido e o que não seria usado, mantendo somente o necessário. Comprei um cesto para eles e deixei tudo arrumadinho.
Também arrumei todo o meu material de jardinagem nesse dia.
Vantagens de organizar a casa
São muitas as vantagens de uma casa organizada, mas vou citar apenas algumas aqui:
– você sabe exatamente onde está o que precisa
– você economiza, pois não compra algo que já tinha
– sobra espaço
– não há perda de tempo procurando nada
Casa organizada = você feliz!
Enfim, foram 6 dias para organizar tudo.
Detalhe: os sapatos, os documentos, e boa parte dos armários da cozinha já havia sido organizado.
Sim, leva tempo e dá trabalho. Mas depois que está tudo pronto, definitivamente a vida fica mais fácil e dá uma paz… Garanto que vale a pena! Anime-se e faça você também!
1Crônicas 6:32 – Eles ministraram o louvor diante do tabernáculo, da Tenda do Encontro, até quando Salomão construiu o templo do Senhor em Jerusalém. Eles exerciam suas funções de acordo com as normas estabelecidas.