Fichário da casa – tudo em um só lugar

Com o avanço da tecnologia e a falta de tempo, cada vez mais dependemos do celular para tudo. Ele virou uma central de informações: telefones, agenda, arquivo de documentos, tudo está ali. Está conosco em todas horas.

Isso pode ser um problema quando alguém na sua casa (filho, empregada, babá, marido) precisa de uma informação que só você tem.

Central de informações

Tenha uma central de informações em casa. Uma forma fácil e rápida para isso é guardar tudo em um fichário, onde todos possam ter acesso.

Telefone da escola das crianças, da babá, do “tio da perua”, folders da pizzaria, dos médicos da família, tudo pode ser colocado nesse fichário.

Fichário da casa

Em primeiro lugar, você deve escolher o que será colocado ali. Veja algumas sugestões:

Escola das crianças – uma ficha com nome, endereço e telefone, constando também o nome e telefone do responsável por levá-las e buscá-las, se não for a babá ou os pais. Se houver escola de idiomas, natação ou outros, também fazer uma ficha e colocar junto.

Empregados – uma ficha com nome e telefone de todos, incluindo a função

Serviços da casa – ficha com nome e telefone de eletricista, encanador, e outros serviços básicos mas de extrema importância.

Folders de pizzaria, comida delivery.

Listas de compras – coloque nessa guia o que precisa ser comprado, principalmente se você tiver funcionários.

Escolhendo o melhor modelo

Você pode comprar um simples em grandes papelarias. Alguns já vêm com divisórias (veja vários no site da Kalunga).

Quando montei meu fichário da casa já tinha uma bela caixa sobre o rack da sala que estava dando sopa. Daí, resolvi customizar.

Deu mais trabalho pois tive que “fazer à mão” a parte interna, com as divisórias e o fundo da caixa, mas quis aproveitar os pedaços de papel que tinha guardado. Somos dois aqui em casa, então não há muita coisa para guardar.

fichário-da-casa
em cada guia eu coloco os folders, cartões de visita, guias ou protocolos de exame, telefones da família

Desanimou?
Vai dar um pequeno trabalho passar as informações, mas depois é só acrescentar o que vai chegando.

E a tranquilidade de saber que está tudo à mão… não tem preço!

sandracris

Personal Organizer, administradora do lar, esposa. Amo tudo que se refere a casa, e neste blog compartilho dicas para facilitar seu dia a dia no lugar mais importante do mundo: seu lar!

Website: http://www.blogdasandrinharefinada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *