Viagem internacional. Dicas para você se organizar! (a mala)

foto Creative Commons

Fazer a mala. Aí a coisa pega. Se você já leu os posts anteriores (aqui e aqui), verá que esta é a última etapa. Na minha primeira viagem pesquisei bastante sobre como montar uma mala, vi até um tutorial no site da Louis Vuitton. Acabei criando um esquema fácil e prático. Vou te ensinar.

Quando e como fazer a mala

Costumo fazer a mala alguns dias antes de embarcar (uma vez, só foi possível montar na véspera, mas não recomendo). Vejo como estará o clima no lugar para onde vou, conto uma muda de roupa para cada dia de hospedagem, mais o traje de ida e de volta, mais uma muda de roupa de reserva, e mando ver.

mala vazia

minha mala

roupas para a mala

Coloco tudo em cima da cama (primeira vez que faço isso, e facilita muito!), para ter ideia das combinações e de quanta roupa devo levar. Dessa vez, o clima estará mais frio, e com grandes possibilidades de chuva. Por isso as calças escuras, e as blusas de manga comprida. Irei com uma boa jaqueta, uma blusa de lã, e uma blusinha mais leve.

Na mala, coloco primeiro as calças, vestidos e bermudas (dessa vez não levarei bermuda, mas coloco nessa ordem).

iniciando a mala

não dá pra ver, mas tem um vestido aí embaixo

Depois, casacos ou blusas de frio, se necessário. Aí, as blusinhas para o dia.

montando a mala

mais roupas na mala

Nos cantos, coloco as meias e echarpes (se você for a igrejas na Europa, é sempre bom levar uma echarpe na bolsa, muitas não permitem entrada com shorts, saias mais curtas ou braços descobertos).

mala quase pronta

Os calçados vão embalados (sempre!) em saquinhos. Vou levar uma bolsa para a noite, que também está em um saquinho.

frasqueira

Uma boa frasqueira (essa acabei de comprar na Le Postiche). Dentro dela coloco shampoo, sabonete líquido, hidratante. Embalo cada frasco em um saquinho, e levo vários outros saquinhos no caso de ir para mais de um lugar. Se vazar (você não tem ideia do que fazem com a mala no transporte), não suja nada. Se a sua frasqueira for diferente, pode comprar os frascos em perfumarias ou farmácias. 

frasqueira cheia

ainda coloco o esmalte, prendedor de cabelo e lenço umedecido

caixa para jóias

Pela primeira vez, estou levando alguns acessórios. Mas vão comigo na bagagem de mão.

mala pronta

Mala pronta! Ficou com 15 quilos!

Algumas regras

Aquela máxima de levar peças que combinem entre si deve ser seguida à risca. A menos que você tenha alguém para carregar sua mala até o aeroporto, dentro do aeroporto (eles são simplesmente enormes), quando sair do aeroporto, na chegada do hotel, na subida para o quarto. Não é o meu caso, e por eu não ser nenhum Hércules, levo o mínimo possível. Sem contar que não é chique sair de férias carregando o seu guarda-roupa nas mãos. Sei que é difícil, mas acredite, você vai conseguir! Principalmente depois da Resolução n°400/2016 (ver o site da Anac aqui), que permite a cada companhia aérea estabelecer sua própria regra de peso na bagagem despachada.

Dicas finais

Fico nas cores básicas: azul, preto, cinza, marrom (reparou no início do post?). Levo (poucas) blusas coloridas, mas que combinem com qualquer das calças ou bermudas.

Como eu ando muito (mesmo), saio de tênis praticamente todos os dias. Levo dois. Vou no avião com o sapato que depois usarei para sair à noite. Confortável (os meus pés incham) e básico. Se o clima estiver bem quente, vai uma sandália também.

Se você toma qualquer remédio diário (anticoncepcional, para tireóide, para pressão), leve ele na sua bagagem de mão, juntamente com a receita. Aqui no Brasil não existe problema, mas lá fora eles são rigorosos com isso, e ninguém quer correr o risco de ter seus comprimidos confiscados, não é mesmo? Ou pior, ter a mala extraviada e ficar sem o remédio.

Leve também outros remédios básicos: para dor de cabeça, digestão, gripe, band-aid. Fora do Brasil, não se compra nenhum remédio sem receita.

Bagagem de mão

Nela você deve levar uma muda de roupa (vai que a sua mala extravia e demora pra chegar ao seu local de hospedagem), escova de dentes e creme dental. Tenha parcimônia nessa mala também (até 10kg, sem custo extra), pois você irá dividir o espaço para guardá-la com várias pessoas no avião.

Cansou? Que nada! Viagem é uma delícia! Uma experiência extremamente enriquecedora. Outra cultura, outros costumes, outra comida, outro idioma. Vale a pena cada centavo que se guarda, cada coisa que se precisa preparar. A sensação deliciosa de conhecer coisas diferentes. E quando você está embarcando no avião, nem lembra do trabalho que deu, só das maravilhas que verá! Boa viagem!

Salmo 121:8 – O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

sandracris

Personal Organizer, administradora do lar, esposa. Amo tudo que se refere a casa, e neste blog compartilho dicas para facilitar seu dia a dia no lugar mais importante do mundo: seu lar!

Website: http://www.blogdasandrinharefinada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *