Como fazer um jantar de queijos e vinhos

queijos-e-vinhos

Fazer um jantar de queijos e vinhos é uma das coisas que considero mais prazerosas no quesito receber. Inegavelmente é fácil, saboroso, e chique de reunir amigos ou família ao redor da mesa.

Para que você também desfrute desses momentos especiais, vou te dar um passo a passo simples, com direito a decoração e sobremesa.

Escolhendo os queijos

queijos-e-vinhos

Para uma reunião de 06 pessoas, 4 tipos de queijo são suficientes: um queijo forte, dois queijos duros e um queijo cremoso. Segue a lista, para você escolher:

Queijos de sabor forte: roquefort (francês) ou gorgonzola (italiano)

Queijos duros: maasdam (holandês), gruyère (suíço), minas curado, cheddar (inglês), gouda (holandês), edam (holandês), estepe (brasileiro), emmenthal (suíço), reino (brasileiro) ou prato (mineiro)

Queijos cremosos: brie ou camembert (ambos franceses)

O vinho que te agrada

Dizem que o melhor vinho é aquele que você gosta, e eu concordo plenamente. Assim, vou apenas recomendar um tinto seco para o seu jantar. Posto que cada um tem uma preferência e poder aquisitivo, não mencionarei marcas.

Se você quiser saber mais sobre vinhos, visite este site.

Em virtude da combinação e valorização do sabor dos queijos, não recomendo o vinho doce.

E os acompanhamentos?

Nem só de queijo viverá esse jantar. Diversos acompanhamentos podem compor a mesa a fim de melhorar ainda mais o paladar e complementar a experiência gastronômica.

Pães

Uma boa baguette com gergelim como também o delicioso pãozinho francês cortado em pedaços vão muito bem com qualquer tipo de queijo.

Geleias

Juntamente com os queijos gosto de servir uma ou duas geleias, de preferência das mais azedinhas. Dá um super contraste, deixa a mesa mais colorida e complementa o sabor dos queijos.

Não só geleia como também uvas ou morangos vão deixar sua mesa linda, e combinam com os queijos.

Bolachinhas, manteiga, patês

Sempre coloco manteiga, servida em um potinho. Utilizo uma de boa qualidade sem sal, para não comprometer o paladar. Bolachinhas ou torradas também vão muito bem.

Eventualmente, um patê suave, de peito de peru (tem receita aqui) ou ervas, pode vir para a mesa e acompanhar o pão ou as bolachinhas .

Identifique os queijos

Se você quiser colocar vários tipos de queijos, é legal nomear cada um pois fica difícil saber qual é qual quando estão todos picados e fatiados. A fim de facilitar sua vida, fiz três modelos de plaquinhas para imprimir. Com elas sua mesa ficará mais estilosa.

Modelo 1 – etiqueta sem nome

Modelo 2 – etiqueta com nome

Modelo 3 – etiqueta preta com nome

Sobremesa fácil

Com toda a certeza, uma sobremesa encorpada é o que cai melhor com esse tipo de prato. Para que seu jantar termine de forma saborosa, sirva bombons, ou até uma barra de chocolate cortada em pedaços, acomodados em uma cesta ou cumbuca.

Assim você terá o arremate perfeito para uma reunião memorável!

1João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

sandracris

Personal Organizer, administradora do lar, esposa. Amo tudo que se refere a casa, e neste blog compartilho dicas para facilitar seu dia a dia no lugar mais importante do mundo: seu lar!

Website: http://www.blogdasandrinharefinada.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *